quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Um olhar sobre a América... e sobre Deus


Recentemente, li um artigo brilhante, um dos mais brilhantes que já li, intitulado "Por Onde Deus Caminha na América Latina?", escrito pela teóloga Ivone Gebara, para o site da Adital. Fui marcado pelo conteúdo do texto, pelo tamanho e a profundidade do alcance de sua reflexão. Em parte porque talvez nunca tivesse pensado, ou ousado pensar em Deus, sobre essa perspectiva, olhando para o meu continente. Por um lado, sou amante incondicional da América Latina, do seu cinema, sua literatura, sua arte, e, principalmente de sua música, de sua riqueza, por outro, sou, ou ao menos me considero, engajado no desafio de somar forças no desafio de comunicar a visão de Deus para mundo, para minha geração, e por que não, para o meu continente.A pergunta de Gebara me toca, porque também gostaria de saber, por onde Deus aqui anda, mas não evidenemente questionando que Ele nos tivesse abandonado, mas corroborando a curiosidade de para onde foi, ou é, que nós, que a América Latina o relegou. É questão de saber qual é, onde se encontra, o caminho do caminhante.Não enxergo com tanta simplicidade as dissertações sobre mundo pós-moderno, pós-tudo, multiculturalismo, e outras nomenclaturas tão atraentes quanto claras. E acho que não o faço porque a perspectiva latina não me permite com tanta facilidade. Minha geração habita um mundo complexo, minha geração é maioria na América latina e Caribe e... acreditem, nossa contemporaneidade não apresenta tanta simetria com o planeta além do Atlântico-Pacífico.O artigo da senhora Gebara fala de um Deus que no mínimo se expressa em diversidade de rostos simples... eu acrescento sobre Deus se expressando na riqueza de linguagens diversas do povoado diverso, que compõe nossa terra do México a Terra do Fogo. No mundo inteiro... há uma geração que no fim... pergunta por Deus de alguma forma. Na América Latina ele caminha, mesmo quando não é observado, porque quando isso acontece, passa a ser o desafio de seus "acompanhantes" indicar como alcançá-lo, e a melhor forma de ser alcançado por ele, em estado de liberdade.
ronilso pacheco

Nenhum comentário: